Tiago Silva

30 dezembro 2018

Nenhum comentário

Holambra um pedacinho da Holanda no interior de São Paulo

Holambra, a famosa cidade das flores está localizada a 137 km da cidade mineira de Poços de Caldas.

Após a devastação provocada pela Segunda Guerra Mundial, não vendo mais perspectiva de futuro, o governo Holandês incentivou a migração para outros países, o Brasil por sua vez foi escolhido por permitir migração em grupos. Os primeiros  a migrarem foram os solteiros que vieram preparar para recepção das famílias a colonização foi de muita adaptação, nos costumes, língua e no clima do Brasil.

O gado Holandês que serviria como base para montar um laticínio não sobreviveu devido a longa viagem, febre aftosa e outras doenças tropicais. Muitos imigrantes desistiram retornando para Holanda ou tentando a sorte mais ao sul do Brasil, como em Monte Alegre, Carambeí no Paraná e Não me Toque no Rio Grande do Sul.

Com a chegada de novas famílias em 1951 essa história começou a mudar, com o plantio de flores, a produção se solidificou e pouco a pouco foi se tornando expressiva na região até que em 1972, foi criado o departamento de floricultura. Com intuito de divulgar as Flores no Brasil, foi criado a Expoflora, um grande evento que projetou o nome de Holambra a nível nacional.

Em Abril de 1988, Holambra recebe o nome de estância turística, com estimativa de 10 mil habitantes, Holambra – SP se firma no cenário nacional e internacional como cidade das flores.

Holambra um pedacinho da Holanda no interior de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *